
Cirurgia
Bariátrica
A cirurgia bariátrica e metabólica, conhecida também como redução de estômago, é destinada ao tratamento da obesidade mórbida e obesidade grave e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal.
A cirurgia é indicada para pacientes com IMC acima de 35 Kg/m², que também tenham problemas de saúde ligados como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue e problemas articulares ou para pacientes com IMC maior que 40 Kg/m² que não tenham tido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico.
Bypass Gástrico
O bypass gástrico é a técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas, devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia. O paciente submetido à cirurgia perde de 70% a 80% do excesso de peso inicial.
Nesse procedimento misto, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome.
Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.
Gastrectomia Vertical (Sleeve)
Esse procedimento e considerado restritivo e metabólico e nele o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).
Essa intervenção também provoca uma boa perda de peso, comparável à do by-pass gástrico e maior que a proporcionada pela banda gástrica ajustável.
É um procedimento que já e feito há mais de 20 anos, tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças dos lipídeos (colesterol e triglicérides).